Ementa do conteúdo
Discutir o potencial de crescimento do complexo mínero-industrial no estado da Bahia a partir de uma visão estratégica de médio e longo prazo para o setor. Apontar oportunidades e obstáculos para a expansão da atividade mínero-industrial na Bahia, com base na sua diversificação, no adensamento das suas cadeias de valor e na promoção da competitividade e sustentabilidade da mínero-industrial estadual.
Justificativa
O complexo mínero-industrial baiano tem importância econômica significativa, mas esta pode crescer, em razão do potencial geológico da Bahia e da experiência e do conhecimento acumulados nas últimas décadas, em vários segmentos do setor. Contudo, a alavancagem da atividade mínero-industrial na Bahia depende de novos investimentos, que precisam ser coordenados, em diversas áreas e, sobretudo, em pesquisa mineral, logística, produção e distribuição de energia (eletricidade, gás, carvão vegetal) e gestão ambiental.
Hipóteses
As fragilidades e os riscos impostos pela dependência de poucos fornecedores de insumos estratégicos (chips, fertilizantes ou minérios) foram expostos pelos acontecimentos dos últimos anos, com a pandemia do Covid-19, a guerra russo-ucraniana e a crescente competição entre os EUA e a China.
- Este quadro abre oportunidades para a atração de investimentos para o setor mínero-industrial exportador, com o Brasil e a Bahia se inserindo na reorganização das cadeias globais de suprimento como produtores estáveis e confiáveis de matérias-primas e bens estratégicos.
Questões
- Quais regiões do estado devem ser priorizadas pela pesquisa mineral conduzida (CBPM) ou estimulada pelo Estado?
- Quais são os projetos logísticos fundamentais para alavancar a produção e comercialização de bens mínero-industriais?
- Como esses projetos logísticos podem ser financiados?
- Como assegurar o abastecimento confiável de energia a custo competitivo?
- O que é necessário para atrair investidores nacionais ou estrangeiros?
Referências Bibiográficas
1. The Canadian Minerals and Metals Plan, 2020.
2. Australia’s Critical Minerals Strategy, 2019.
3. IBRAM, Informações sobre a Economia Mineral Braileira, 2020.
4. IBRAM, Políticas Públicas para a Indústria Mineral, 2020.
5. IBRAM, Perspectivas de investimento no setor de mineração brasileiro, 2021.